Terceiro Setor, ONGs, voluntariado, capacitação, cidadania, participação, sustentabilidade e fundações.
Ouvimos tanto essas palavras. Seja por uma reportagem sobre uma instituição numa comunidade carente que você leu hoje de manhã na revista veja, ou por aquela rápida matéria que você assistiu no jornal Nacional depois que chegou do trabalho. E ainda por uma conhecida que seja voluntária, mas você nem sabe se quer onde fica ou o que ela faz. Você sabe que isso tudo existe. E que é importante. Mas não sabe nada sobre o assunto e nem se preocupa pelo tema.
Não se assuste. Você não é o único.
A população não tem consciência que o Terceiro Setor constitui uma força econômica gigante, movimenta 1,33 trilhões de dólares por ano. E esse setor sem fins lucrativos responde por 3,6% da população economicamente ativa.
Agora me diga que isso não te atinge? Onde anda a sua cidadania participativa?
Passou da hora de abrimos o olho, de percebermos que o real retrato do Brasil está nas ruas, na zona rural, na periferia e ainda no centro das grandes cidades. Infelizmente ainda somos um país bastante desigual, onde faltam oportunidades de se viver com justiça e dignidade para a grande parte dos cidadãos.
E o Terceiro Setor vem da união entre a nossa vontade de transformar e a ação necessária sobre a realidade. A fácil possibilidade de qualquer cidadão criar uma organização em defesa de uma causa social e assim poder agir diretamente sobre as injustiças sociais, econômicas, culturais, raciais ou pela preservação do meio ambiente, explica o crescimento cada vez maior das organizações da oitava força econômica mundial, o terceiro setor.
Isso é realmente muito bom. Mas será o suficiente?
Penso que a nossa sociedade grita por transformações. Mas para que haja grandes melhorias é preciso que cada cidadão compreenda o real sentido das iniciativas dessa grande força.
Qual a sua contribuição pra isso tudo? Temos dado a devida importância ao nosso terceiro setor?
Não deixe se acomodar com a correria do dia-a-dia. Não feche os olhos. Temos muitos problemas Sociais? Temos sim! Mas com uma população que respeita seu país e busca a cada dia transformá-lo, não há duvidas de que haveria grande crescimento das organizações do Terceiro Setor e de sua parceria com o estado.
Faça sua parte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário