Com a debandada de jovens para o protestantismo, a igreja católica também mostra suas armas.
Brasil: o maior país católico do mundo. Porém, a religião cristã vem perdendo muitos fiéis de um tempo pra cá. E isso se dá graças a debandada de jovens que não se sentem atraídos e vão à procura de algo mais interessante em outras igrejas ou templos. Mas nem tudo é marasmo na igreja católica. Atentos à palavra de João Paulo II, que dizia que o futuro do catolicismo são os jovens, os membros do Grupo de Animação Missionária – GAM – pensaram e utilizam formas mais didáticas aos adolescentes para fazerem seu papel maior na terra, Evangelizar jovens. Mas como é isso?
O grupo jovem de Taguatinga já está nessa caminhada há 12 anos e todo ano ocorre um encontro pra jovens que é freqüentado por, no mínimo, 60 jovens que na maioria das vezes não tem nenhum contato com a igreja.
- O nosso objetivo nesses encontros é apresentar a religião católica ao jovem e mostrar que também se pode trabalhar para ela de uma forma jovem e alegre. Diz Gustavo Cavalcanti, integrante do grupo a pouco mais de três anos.
Como é um grupo grande, são criados segmentos para que essa tarefa de disseminar a Palavra de Deus seja feita com mais precisão e perfeição. Um desses segmentos é a equipe de teatro, por eles chamada de Acolhida. É a equipe mais visada nos encontros, e a que os jovens costumam gostar mais. Ela não se limita a fazer apresentações nos encontros do grupo ou na paróquia Cristo Redentor, paróquia do grupo. A equipe de Acolhida faz peças para outros grupos e outras paróquias. E para provar que o único intuito é evangelizar jovens, as peças são gratuitas.
- Não estamos aqui para ficarmos ricos ou para ganhar dinheiro em cima da palavra de Deus. Queremos mesmo é resgatar jovens que caem na vida da perdição e mostrar que o outro caminho a ser seguido, o caminho de Deus, é melhor. É a opinião de Anderson, integrante do grupo há quase dois anos.
Composto por Anderson Yotsumoto, Ciro Souza, Carolina Cavalcanti, Elaine Costa, Gustavo Cavalcanti, Hugo Rafael, João Paulo, Nara Neri, Tiago Freitas, Thiago Leite, Suzana Castro e Zuleika Oliveira, o grupo já vem colhendo os frutos do sucesso. Depois de apresentarem mais de vinte peças este ano, o grupo deu uma entrevista à rádio Maria onde expôs a fórmula que vem dando certo em seus trabalhos. Para Suzana o que atrai mais os jovens é a amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário