quarta-feira, 28 de maio de 2008

Os bloggers são jornalistas?

Blogger, é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet, que seriam os Posts. Estes Posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. Uma pesquisa realizada pela gaúcha Influence, em parceria com a agência Textual, do Rio de Janeiro e São Paulo, apontou que 82% dos jornalistas entrevistados utilizam Blogs como fonte de pesquisa para suas matérias e reportagens.


Com o avanço da rede de internet todas as pessoas ganharam certo “acesso livre” a todos os tipos de informações possíveis. E não bastando ganharam espaço para opinar, informar, analisar, comentar ou criticar sobre os mais diversos temas. Há mais de cinco anos, o mundo descobriu a blogosfera, o mundo dos Blogs. E segunda a BBC: nasce um Blog novo a cada segundo.


Mas ao acessar um blog-notícia você irá ler o assunto muito por cima, e o blogueiro escreve como se estivesse dando uma notícia em primeira mão. O que não é verdade, porque esta mesma notícia está em vários outros sites jornalísticos ou até mesmo em outros Blogs. É realmente obvio que o blogueiro não apurou nada, não entrevistou ninguém, não correu atrás de nenhuma informação, apenas copiou.


Jornalistas conceituados não são acostumados a ter respostas, a ser contestados com fatos na mesma hora em que publicam uma matéria. Os Blogs oferecem essa resposta instantânea com seus comentários. Nos comentários os leitores criticam, mostram erros e ainda deixam links de outros para comprovar o que dizem.


Outra preocupação de um jornalista é ser imparcial, de não demonstrar sua opinião sobre determinado assunto. Já os Blogs são formadores de opinião aonde o autor possui a total liberdade de discorrer sobre determinado assunto sendo totalmente parcial.


Os Bloggers não são jornalistas. Mas pode haver jornalismo nos Bloggers, um jornalismo sobre o próprio jornalismo. Os Bloggers são um espaço para expressão, um espaço para as pessoas exercerem uma capacidade opinativa. È um fenômeno tão novo que não tem como diferenciarmos se é uma tendência ou uma moda.

Nenhum comentário: