terça-feira, 29 de abril de 2008

A Justiça tarda ou é falha?

No dia 28 de Novembro de 2007 estava marcada a audiência do réu Marcos Damião Fernandes de Morais acusado de sete tentativas de homicídio na mesma manhã do dia 25/12/2005. Marcos em suas sete tentativas consegue matar duas das vítimas. As vitimas restantes só exigem justiça.

Sentença

No dia 25 de Dezembro de 2005 ás 06:00h da manhã na quadra 06, via pública, Cidade Estrutural/DF, o acusado Marcos Damião F. de Morais após uma discussão com Itamar de Souza Rodrigues foi expulso da festa de natal que ocorria na casa de Daniel Ferreira de Lima, amigo de ambos. Não satisfeito com o ocorrido Marcos Damião, em posse de uma espingarda calibre 12, vinga-se de Itamar com um tiro nas costas levando-o a morte.
Ouvindo os disparos Marcos Gutemberg Soares da Silva e Ediney Novaes de Amorim saíram da casa de Daniel para saber o que ocorria. Chegando ao local encontraram Marcos Damião que ainda nervoso pediu-lhes que voltassem. E ouvindo o que Marcos falara os dois retornam para a casa, porém Marcos Damião dispara contra Marcos Gutemberg atingindo-o nas costas e o deixando com graves lesões.

Seguindo na mesma quadra, agora em frente ao lote 35, o acusado ainda em fúria avista Marinalva Oliveira da Silva, que conversava com seu namorado em frente a sua casa, atira em intenção de matar contra a mulher que recebe um tiro de raspão do lado direito da cabeça.
Não satisfeito Marcos continua percorrendo a quadra com a arma ainda em sua posse e logo em frente ao Bar da Letícia, Marcos atira em Reginaldo Nunes dos Santos atingindo-o na orelha esquerda. O mesmo tiro ainda atinge Cleide Rocha Silveira que ao tentar se defender é atingida no dedo perdendo-o.

Seguindo em direção da quadra 8 Marcos ainda consciente atira contra Aliceana Santos que não se machuca muito levando tiros de raspão nas pernas e pés.
Já na quadra 12 do conjunto A, Marcos aborda Emerson Carlos Pereira e Viviane Farias Feitosa com apenas um “Ei, vocês!” e dispara contra Emerson no pescoço causando-lhe traumatismo raqui-medular o que levo-o a morte.
As vítimas denunciaram Marcos Damião F. de Morais em 24/02/2006 e assim decretada a prisão preventiva do acusado, até hoje esperam a sentença do acusado.

Desenrolar

Depois de passado quase dois anos do ocorrido, o julgamento de Marcos Damião F. de Morais foi marcado para o dia 22 de novembro de 2007, porém por falta de testemunhas por parte do acusado o julgamento foi adiado para o dia 28/11/2007. Esse adiamento só aumentou a agonia de cada uma das vítimas.

No dia 28/11/2007 que seria realizado o julgamento, ainda por falta de testemunhas, mais uma vez é adiado a sentença do réu. Cabendo as vítimas esperarem para o próximo dia de julgamento e saberem se podem ser ou não defendidas.


Conclusões à parte

Não se pode afirma, porém todos os indícios são de que o réu esta usando o tempo como seu aliado para não receber a punição devida aos crimes cometidos. E as vítimas que só podem esperar o julgamento continuaram suas vidas carregando o peso de mais uma vez a justiça não cumpriu com que lhe é responsabilizado ou ainda acreditar que a justiça pode sempre tardar, mas nunca falhar.

Nenhum comentário: