segunda-feira, 3 de novembro de 2008

União de Juventude, experiência e beleza



Filme: “ O procurado.”
Direção: Timur Bekmambetov


O filme “O procurado” é baseado na história em quadrinhos Wanted escrita por Mark Millar, desenhada por J.G Jones e publicada pela Top Cow Comics durante os anos de 2003 e 2004 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil foi publicada pela Mythos Editora. O cineasta russo Timur Bekmambetov, que já era conhecido por filmes de grande sucesso na Rússia como: Guardiões da Noite (2004) e Guardiões do Dia (2006), conseguiu unir ação do começo ao fim, imaginação e bom humor.

Com um roteiro simples, intrigante e repleto de humor, o filme retrata a história do frustrado Wesley Gibson (James Mcavoy), um gerente de contabilidade de 25 anos, que freqüentemente tem ataques de estresse e ansiedade provocadas na maioria das vezes por causa de sua chefe histérica e irritante Janice (Lorna Scott). Para aumentar seus problemas sua namorada Cathy (Kristen Hager) o trai com seu melhor amigo Barry (Chris Pratt). Com uma vida cansada e cheia de tédio, Wesley vive sem dinheiro, e percebe sua insignificância quando resolve digitar seu nome no google e não encontra resultados. De repente tudo muda quando conhece a misteriosa Fox ( Angelina Jolie), uma assassina da sociedade secreta Fraternidade liderada por Sloan ( Morgan Freeman). Ao ser informado sobre a ligação de seu desconhecido pai com a fraternidade, a grande missão de Wesley é vingar a morte de seu pai e aceitar seu destino dentro da Fraternidade.

Com a narração em off do personagem Wesley, o longa conversa o tempo todo com o espectador passando por pontos dramáticos e cômicos, elemento que se torna fundamental para a construção da historia. Timur, em seu primeiro filme americano, traz uma direção dinâmica e interessante. Cenas impactantes e precisas recheada de efeitos especiais, como carros voando por cima um dos outros e balas fazendo curvas, somado ao bom e velho suspense faz com que o filme funcione muito bem.

Os amantes do quadrinho que deu origem ao filme, logo percebem que a fidelidade foi deixada de lado. Enquanto nos quadrinhos encontramos um supervilão sarcástico que comete crimes sem nunca ser punido e um monstro feito de fezes, no filme o protagonista é submetido a um treinamento duro para vingar a morte do pai. Para conquistar o publico adolescente o enredo com muita maldade é deixado de lado dando lugar a um dos melhores filmes de ação lançados em 2008.
Um dos principais motivos do sucesso de O procurado é o elenco que mescla a juventude de McAvoy, a experiência de Freeman e a beleza de Jolie. Depois da ótima atuação no drama Desejo e Reparação, o carismático ator escocês James Mcavoy, apresenta uma atuação impecável tornando o personagem num grande herói de ação conquistando os telespectadores. Sempre com uma primorosa atuação, Morgan Freeman traz um tom dominador e enigmático ao personagem Sloan. Com uma participação bem menor que o esperado, mas com uma atuação segura e ideal, Angelina Jolie dá um show de adrenalina sem deixar de lado a sensualidade. E fecha o trio dos atores principais do filme.

O divertido longa metragem de ação, com seu ritmo acelerado e um final surpreendente, mantém os espectadores vidrados do início ao fim.

Nenhum comentário: