domingo, 5 de outubro de 2008

Mobilização Social




Em 9 de março de 2007,o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social visando prevenir as saídas precoces dos alunos depois do período da páscoa, lançaram uma campanha de mobilização social promovendo a valorização do processo de aprendizagem de jovens e adultos. A campanha veio também para estimular a procura de uma boa formação profissionalizante.

A campanha foi dividida em duas fases. Na primeira fase foram criados vários spots com imagens de pessoas bem sucedidas no mundo do esporte, da moda e de vários espetáculos, com a seguinte frase: “Se não tivesse estudado, não teria chegado onde estou”. Na segunda fase, lançada logo no início da páscoa, a frase mudou para: “Acabe o secundário aprendendo uma profissão”. A intenção agora era atrair os jovens pra as salas de aula, com a consciência que entrariam para o mercado de trabalho com qualificação.

Logo após o período da páscoa outra campanha é lançada. Feita pra valorizar a aprendizagem, agora as fotos são de próprios alunos da rede pública de ensino com o slogan “Todos juntos poderemos melhorar a escola”.

Vemos claramente dentro da campanha o seu imaginário. Com todas as propagandas e slogans, o objetivo da campanha é traduzido de modo que todos entendam. A partir das propagandas as pessoas foram capacitadas a entender um objetivo como comum.

O produtor Social de toda a campanha é o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que trouxe a tona todos os problemas a serem resolvidos.

A campanha de mobilização social só foi bem sucedida porque se fez através dos reeditores, que foram quaisquer pessoas com público próprio que esteve disposta a compreender o imaginário e transmitir a mensagem. Um deles, que se mostrou indispensável nessa campanha, foi o professor. Por esses profissionais já estarem no ambiente escolar, pode modificar mais facilmente a forma de pensar, sentir e atuar de seus alunos.

Segundo o autor Bernardo Toro, “A comunicação não é definida pelos meios, mas pela concepção de uma estratégia Comunicativa”. Esse é o papel do Editor social, os comunicadores traçam um bom projeto de comunicação. No caso da campanha analisada, os editores sociais são os publicitários.


Fontes: Portal da Educação. Disponível em: http://www.min-edu.pt/np3/487.html
Toro, Bernardo. Mobilização Social: Uma teoria para a universalização da cidadania

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