segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Glossário;

Digital: 1. tipo de computador que opera com quantidades numéricas ou informações expressas por algarismos. Computador no qual os dados são processados mediante representações discretas. Enquanto o computador analógico emprega métodos globalizantes, o funcionamento de um computador digital é atomístico. “ Por ‘atomístico’ entendemos a construção de elementos complexos diferentes a partir do mesmo conjunto de elementos simples. A única diferença entre um elemento complexo e outro será o relacionamento que dentro deles terão os seus ‘átomos’ constituintes”. (F. A. Doria, in Dicionário Básico de Comunicação). Os átomos do calculo digital são operadores binários (chamados “bastões de Sheffer”) os quais, encadeados, podem construir todas as ligações lógicas da álgebra de Boole. 2. Forma discreta de apresentação de informações. 3. Tipo de processamento de informação feito pelo computador, baseado no sistema binário de sinais: o dígito 1, que significa um sinal de “ligado” e o dígito 0, que significa ausência de corrente ou “desligado”. Relativo a valores representados em passos pré-determinados que, a cada nível ou patamar, está associado e a um número inteiro ou um dígito.

BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1950.
RABAÇA, Alberto. Dicionário de comunicação. 2. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier,2001- 3ª reimpressão.
Digital. http://www.escolanet.com.br/dicionario/dicionario_d.html, 15 de maio de 2008.


Imagem: 1. conceito ou conjunto de opiniões subjetivas de um indivíduo, do público ou de um grupo social, a respeito de uma organização, empresa, produto, marcas, instituições, personalidade etc. A imagem é uma representação mental, consciente ou não, formada a partir de vivências, lembranças e percepções passadas e passível de ser modificada por novas experiências. As imagens afetam atitudes e opiniões de um indivíduo ou grupo de indivíduos, mas podem também ser influenciadas e modificadas por atitudes e opiniões. A imagem, por exemplo, que uma pessoa tem de um partido ou de um candidato político influirá decisivamente para que ela vote a favor desse partido ou candidato, por ocasião de uma eleição. Para um consumidor, a imagem de um produto ou de uma marca determinada padrões de comportamento de compra. A imagem de uma empresa ou de um órgão governamental junto à opinião pública influirá sobre a compreensão e a receptividade da população para com suas atividades e promoções. A imagem pode ser avaliada mediante técnicas de pesquisa e eventualmente modificada ou reforçada por técnica e campanhas de relações publicas, de marketing e de propaganda. 2. Representação visual, artística ou mental de um objeto (signo). 3. Representação de um objeto por meios visuais, gráficos, plásticos, ou fotográficos (fotografia, desenho, escultura, televisão, cinema etc.). 4. Imagem que consiste em um conjunto de ponteiros direcionados para os arquivos do disco rígido a serem gravados no CD-R, ao invés de se criar uma duplicação real dos mesmos.
BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1950.
RABAÇA, Alberto. Dicionário de comunicação. 2. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier,2001- 3ª reimpressão.
O que é Imagem. http://www.workpedia.com.br/imagem.html, 15 de maio de 2008.
Imagem Virtual. http://www.geocities.com/TheTropics/2518/glossario.htm, 15 de maio de 2008.
Imagem Virtual. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080113065040AAouRhm, 15 de maio de 2008.


P2P: 1. ou Peer-to-Peer (Par-a-Par) é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Geralmente, uma rede Peer-to-Peer é constituída por computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, pelo contrário, costumam ser considerados de igual nível e assumem o papel de cliente ou de servidor dependendo da transação sendo iniciada ou recebida de um outro par da mesma rede. Através dessa tecnologia qualquer dispositivo pode acessar diretamente os recursos de outro, sem nenhum controle centralizado. A inexistência de um servidor central significa que é possível cooperar para a formação de uma rede P2P sem qualquer investimento adicional em hardware de alto desempenho para coordená-la. Outra vantagem é a possibilidade de agregar e utilizar a capacidade de processamento e armazenamento que fica subutilizada em máquinas ociosas. Além disso, a natureza descentralizada e distribuída dos sistemas P2P torna-os inerentemente robustos a certos tipos de falhas muito comuns em sistemas centralizados.

P2P. http://pt.wikipedia.org/wiki/P2P, 15 de maio de 2008.


Torrent: 1. ou BitTorrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que nos possibilita o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, principalmente para a distribuição de vídeos, músicas e programas. Sua forma de trabalho é muito eficaz e evita que determinados usuários só façam download, mas não compartilhem arquivos. Isso porque a taxa de download é equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando você está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada é lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. O BitTorrent é um protocolo, que, como já dito, permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo. Devido a isso, o BitTorrent não pode ser considerado um software para fins ilegais pois qualquer pessoa pode usar o protocolo para distribuir arquivos. Não é preciso deixar o computador ligado até o download terminar. É possível interrompê-lo e posteriormente o BitTorrent continua de onde parou. Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. É um protocolo de processamento rápido que permite ao utilizador fazer download de arquivos indexados em websites. BitTorrent proporciona a melhor performance para pessoas com maior volume de upload, uma propriedade conhecida como "resistência a sugadores", já que ele não garante performance para utilizadores que somente descarregam e não devolvem nada para a rede e os outros utilizadores. Ao contrário, os utilizadores que já terminaram de descarregar um arquivo são "semeadores" e fazem upload sem ganhar um bonus em troca.

BitTorrent. http://www.infowester.com/bittorrent.php, 15 de maio de 2008.
Torrent. http://pt.wikipedia.org/wiki/BitTorrent, 15 de maio de 2008.


SlideShow: 1. é uma maneira muito simples de apresentar uma seqüência de imagens pode servir ou para narrar uma seqüência de fatos ou, simplesmente, como um ensaio fotográfico sobre um assunto. 2. Slideshow narrado: concilia imagens e sons. As imagens vão sendo passadas, automaticamente enquanto também transcorre o áudio. 3. uma apresentação seqüencial de imagens como forma de narrar um fato ou como ensaio fotográfico sobre um assunto.

Webjornalismo de Terceira Geração: continuidades e rupturas no jornalismo desenvolvido para a web. http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/handle/1904/17332, 31 de maio de 2008.
Agência de notícias em suporte digital como espaço de práticas em Jornalismo. http://www.sabbatini.com/marcelo/artigos/2005-8forumnacional.pdf, 31 de maio 2008.
RABAÇA, Alberto. Dicionário de comunicação. 2. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier,2001- 3ª reimpressão.

Nenhum comentário: