quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A minha Escolha!

Jornalismo sempre foi a minha opção. Quando me perguntavam o que o futuro reservava pra mim eu prontamente respondia: o Jornalismo. Sem saber ao menos a razão. Eu sempre admirei as repórteres com seus lindos ternos entrevistando as pessoas. Ou os apresentadores na bancada do jornal. Talvez goste dessa área por ter diversos comunicadores na família. Cinegrafistas, fotógrafos de jornal, fotógrafos de noivas, donos de produtoras e alguns publicitários me cercam. E certamente a comunicação é um assunto muito discutido na mesa do jantar.

Sempre fui apaixonada por literatura. Histórias bem escritas e cheias de imaginação me impressionam e emocionam. Daí vem a minha paixão por crônicas. Uma bela crônica é a receita para colorir o meu mundo. Sinto isso quando leio Clarice Lispector. Com ela eu me identifico, me envolvo e seus textos conseguem chegar bem perto ao meu coração. Alguém que morreu em 77 tinha as mesmas inquietações e neuras que eu tenho hoje. Isso é genial. Essa é a magia das crônicas, a mistura de um texto do cotidiano com uma literatura bem escrita. Ganhar um salário para escrever crônicas para um jornal parece realmente uma vida perfeita. Sei bem que esse é um sonho muito distante, cronistas trilham longos caminhos até um reconhecimento.

Já pensei que fotografia iria ser a minha vida. Pra mim é de fato a parte mais gostosa da comunicação. Sinto muita facilidade nessa área e solto grandes risadas com uma boa câmera na mão. É incrível a idéia de poder mostrar a minha visão, o meu olhar, de certa coisa ou acontecimentos. Mas sinto dizer que essa grande vontade passou na aula de fotojornalismo. Talvez essa não seja a melhor maneira de seguir a minha vida.

Adoro ler e reler minhas matérias. Gosto da satisfação que vem depois da revisão de um bom texto. Creio que consigo passar bem por temas críticos como economia e política. Mas o encanto vem com temas de cotidiano, cultura, culinária por incrível que pareça, comportamento e entretenimento. E quando encontro uma pessoa simples com uma ótima história pra contar quero escrever páginas e páginas.
Entrei na universidade aos 16 anos. Hoje olho pra trás e vejo como amadureci. Apesar de ser uma pessoa um tanto inconstante, sinto que se pudesse fazer uma nova escolha mudaria totalmente de área. Nutrição, Gastronomia e Enfermagem mechem intimamente comigo. Quando fiquei sabendo da abertura do curso de Gastronomia na universidade meu coração deu muitos pulos de alegria. Apesar de todos esses novos pensamentos que hoje me rondam, não me arrependo de nada. Serei uma ótima profissional e andarei lado a lado com a minha profissão. Será uma ótima parceria, isso eu garanto.

Um comentário:

Mariana Damaceno disse...

É claro que um dia você vai ser uma grande jornalista, escrevendo as crônicas que a gente vai ler direto nas revistas mais importantes. Porque você é ótima nisso. Esse texto ficou muito bom, um dos melhores que você já escreveu.

Deu pra sentir o que você sentia na hora que escreveu, tenho certeza.

;)