segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Questionamentos sobre Fotojornalismo!

1- Fale sobre a fotografia e sua utilização nos meios de comunicação. Por que a imagem fotográfica é importante para a mídia em geral?
Na mídia em geral, atualmente, a fotografia é a forma de representação visual mais utilizada. Segundo a escritora Susan Sontag: “[...] a importância da imagem fotográfica como o meio através do qual um número cada vez maior de eventos penetra nossa experiência é, finalmente, apenas um produto paralelo da sua capacidade de propiciar-nos conhecimentos dissociados da experiência e independentes dela.”. Para Susan a fotografia redefine o conteúdo de nossa experiência cotidiana e apresenta pessoas, imagens, eventos que jamais chegamos a ver ou presenciar. Partindo disso, as imagens funcionam como uma ponte entre o acontecimento e o leitor, permitindo com que imaginemos o cenário e de alguma forma tudo que aconteceu ali. A foto funciona como se fornecesse provas. Quando ouvimos falar de certo acontecimento, mas não acreditamos, a fotografia vem para comprovar. Além de fornecer veracidade à notícia publicada, a fotografia favorece o aumento da capacidade de conhecimento do leitor. A foto não é só imagem da notícia. Também é notícia. As fotos jornalísticas é o que nos induz à leitura. Vemos que a foto é boa quando comunica antes mesmo da legenda. Seja qual for o meio de comunicação (jornal, revista, internet), a foto é o resumo de um acontecimento que vai levar o leitor a descobrir a notícia.

2- O invento da fotografia foi registrado em 1839. A partir desta época os jornais já utilizavam a imagem em suas condições diárias? Justifique sua resposta.
Não. Nos 30 anos enquanto a fotografia era descoberta por Louis Daguerre, a imprensa continuava imprimindo desenhos e gravuras feitos na madeira ou pedra para ilustrar textos e reportagens. A publicação de fotografias por jornais e revistas esbarrava na dificuldade técnica de se imprimir toda a gama de tons diferentes de cinza (entre o branco absoluto e o preto absoluto) que formam uma imagem fotográfica em preto-e-branco. Foi só a partir da década de 1870 que as fotografias puderam ser impressas diretamente no papel. A publicação direta das fotografias enfrentou dois desafios. O primeiro foi à resistência de alguns por jornais e revistas, pois acreditavam que os desenhos e gravuras na madeira eram uma arte superior à da fotografia. O segundo empecilho estava relacionado com os custos altos para adaptar as oficinas gráficas à nova tecnologia.

3- O que é fotojornalismo e qual a sua importância hoje?
Para definir fotojornalismo temos que pensar na combinação de imagem e palavras. Fotojornalismo é uma atividade de realização de fotografias informativas, interpretativas, documentais para a imprensa ou projetos editoriais ligados à produção de informação da atualidade. Pode visar informar, contextualizar, oferecer conhecimento, formar, esclarecer ou opinar através da fotografia de acontecimentos e da cobertura de assuntos de interesse jornalístico. Este interesse pode variar de um para outro órgão de comunicação social. Por mais contundente que seja a imagem publicada ela é uma ferramenta de comunicação de grande importância a fim de gerar alerta ou até mesmo corrigir irresponsabilidades e distorções sociais. Tempos atrás, as fotos eram os “tapa-buracos” a ocupar alguns lugares deixados pelo texto. Hoje, as imagens na imprensa são notícias, ilustram e sustentam o texto. Em alguns casos tem vida própria estourando nas primeiras páginas do jornal. O fotojornalismo testemunha momentos decisivos.

4- A fotografia é um meio de comunicação. A comunicação é o fundamental que determina o grau de desenvolvimento de uma sociedade. É Pela comunicação que expressamos sentimentos, idéias, conceitos e nos relacionamos com o outro. Como a fotografia se comunica e como nos comunicamos por meio da imagem nos dias atuais?
Fotografar é uma forma de expressão, seria como congelar uma situação. Fotografar é um modo de comunicar e informar. A fotografia é uma arte universal que transmite mensagens de um modo mais direto que as palavras. Sendo uma das mais sublimes formas de expressão do ser humano consegue transformar em um segundo uma imagem que ficará para sempre. Podemos flagrar uma situação e fazer com que surjam discussões no mundo todo. Ou ainda retratar um momento e torná-lo rapidamente símbolo de algo. A imagem fotográfica sempre exerceu um papel de um instrumento para a repercussão de idéias e da manipulação da opinião pública. Esse atributo ganhou intensidade a partir dos avanços tecnológicos, que possibilitou a multiplicação massiva de imagens através dos meios de informação e sua divulgação em todas as partes.

5- Fale um pouco do fotojornalismo na era digital.
Hoje em dia as câmeras digitais já substituíram as convencionais na maioria das redações. As câmeras convencionais são utilizadas hoje como equipamento de reserva, para se der alho errado com as digitais. Os equipamentos digitais aumentaram a eficiência e simplificaram o trabalho dos fotojornalistas. Se antes o fotografo saia para cobrir uma pauta com uma câmera, um conjunto de lentes, e muitos rolos e filmes. Hoje sai com uma câmera digital, vários cartões de memória e um notebook se precisar mandar fotos urgentes por email. A principal vantagem é a rapidez com que as fotos ficam prontas para ser editadas. Outra grande vantagem é que se a foto não ficou boa ou não gostou do enquadramento, o repórter elimina aquele arquivo na hora e faz outra imagem até acertar. Na fotografia tradicional, ele só irá saber que houve algum problema com suas fotos depois de revelar o filme na redação. Por outro lado, com a grande facilidade de comprar câmeras digitais todo mundo se tornou fotografo e os emails da redação estão cheios de fotografias sem qualidade. Um ponto negativo é a extrema facilidade de manipulação e alteração do conteúdo dessas imagens digitais proporcionado pelos programas de edição de imagens.

6- Qual a importância da estética fotográfica no jornalismo e quais são os efeitos do fotojornalismo na recepção da informação.
Na imagem captada reside grande parte da sua força, estrutura, construção e estética expressivas. A exposição da fotografia e sua colocação nas páginas informativas, por exemplo, existe sempre uma abertura mais receptiva e que vai de encontro com o inventário e conhecimento do público. Para a comunicação, a imagem deve ter uma eficácia que a confirme. A fotografia de uma reportagem, de uma notícia ou de uma informação midiática juntamente com a composição estética se preocupa em enquadrar os elementos, para assim sintetizar as cores ou meio tons do claro/escuro.
Além da informação que a imagem organiza quando revela o fato, há também a informação visual, aquela de que a técnica faz uso. A linguagem fotográfica aparece como um modo de produzir informação visual pela simples escolha e utilização dos elementos que a compõe. Por exemplo, um analfabeto não lê o texto de um jornal mas pode ler parte do que existe em imagens.

7- Além do próprio conteúdo da fotografia, a cena, o objeto, a paisagem, a pessoa etc. existe sempre uma mensagem suplementar, que é o que podemos dizer do estilo de seu criador ou da maneira com que cada sociedade e sua cultura especifica fazem para dar sentidos ás imagens em geral. Este é o paradoxo fotográfico, segundo Barthes, denominado de conotação e denotação fotográfica, explique os termos e como isto acontece na fotografia em geral.
Barthes designou que a denotação é a significação óbvia, de senso comum, do signo. A conotação é quando o signo se encontra com os sentimentos e emoções dos utilizadores e com os valores da sua cultura. Numa fotografia, a denotação é aquilo que é fotografado; a conotação é a forma como algo é fotografado. A conotação é arbitrária e específica de uma cultura.

8- Fale da abertura do diafragma, da distância focal e de que forma estes recursos podem ser utilizados na informação diária, como ele pode legitimar a informação que está sendo apreendida?
A distância focal junto com a abertura do diafragma são as características mais importantes de uma objetiva. É a partir da distância focal que o fotógrafo define, por exemplo, a maior ou menor aproximação de uma imagem ou escolhe o campo de visão que deseja trabalhar. A distância focal é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz até o ponto onde a imagem focalizada será projetada. Já o diafragma controla a abertura por onde passa a luz que entra na câmera para produzir a imagem. Quando maior a abertura, mais luz entra, e vice-versa.
Se eu quero dar ênfase a uma informação ou chamar a atenção para algo, eu foco no que eu quero, pois só aquilo me interessa.




Referências:

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Ed. Arbor, 1981.

Uma História Crítica do Fotojornalismo Ocidental de Jorge Pedro Sousa (Porto, 1998)

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